quarta-feira, 6 de março de 2013

Entendendo os Peixes de Cardume.

Créditos: Milton Neto



Olá,

Todos nós sabemos que peixes de cardume são incríveis ! São peixes brilhantes com personalidade própria, e é por isso que através desse artigo eu irei mostrar para vocês como que esses peixes se situam em seu habitat natural e o porque de se formar um cardume.

Por que cardumes?
É simples, em seu Habitat Natural os peixes de cardume sempre tem um objetivo, seja para buscar alimentos, seja para se proteger (Exemplo, Tetras) ou atacar (Exemplo, Piranhas). É por isso que se forma cardume com mais de 6 indivíduos. Muitos peixes de cardume se formam mais para se proteger de predadores ou tirar proveito da alimentação conjunta. Essas características podem ser observadas também em outras espécies de peixes, mesmo ela não sendo de cardume, como poecilídeos, experimenta colocar um Oscar em um aquário de Guppies.
Peixes Cardumeiros x Peixes Agressivos.
Muitos de nós sabemos que nunca, jamais, deve-se colocar um peixe-agressivo com peixes de cardume, primeiro que isso gera um estresse maior do cardume e outros fatores desagradáveis como:
- Cardume com medo, ficam juntos o tempo inteiro, tem medo de nadar pelo aquário, de buscar comida na superfície, acham que peixes de pequeno ou maior porte inofensivos irão atacá-los. Isso acontece principalmente em Tetras.
- Cardume em desordem, nenhum peixe fica na hierarquia do grupo.
- Cardume perde o apetite.
- Cardume fica sem cor.


Peixes Cardumeiros x Peixes Cardumeiros.
Muitos se questionam... Será que meu aquário suporta 2,3,4,5... tipos de peixes de cardume? Sim. Desde que o seu aquário seja grande para comportar tais espécies em condições ideais. Isso é essencial em um aquário, primeiramente Tetras se sentem mais seguros quando colocados com Neons já acostumados a um aquário, isso se deve ao fato de que se os Neons vivem seguros ali naquele aquário, o porque não nós também, no caso os Tetras, não podemos ficar nessa mesma condição?. Devemos também observar o lado do desconforto de um dos cardumes, pode ser que aconteça dos dois ou mais cardumes começarem uma disputa por território, gerando assim, brigas.
Tetra Limão Albino e Neons verde ao fundo.

Meu Cardume está separado, não está bonitinho todo mundo juntinho, por que isso?
Se seu cardume se comporta desse jeito, Parabéns ! Se seu cardume chegar a esse ponto quer dizer que o cardume está seguro para explorar áreas mais escondidas do aquário, esse fator pode ser alcançado respeitando a regra de não colocar nenhum peixe agressivo no aquário, fazendo desse modo com que o cardume se espalhe pelo aquário para explorar coisas novas. Agora, experimente colocar sua mãozona dentro do aquário para ver o que acontece... fica tudo junto e misturado de novo.

Reprodução de peixes cardumeiros.
A reprodução de peixes de cardume é mais fácil do que se pensa, primeiramente porque ficam todos juntinhos, fazendo assim com que o peixe ache um(a) parceira(o) mais facilmente, é necessário em especial muitas plantas, como musgo de java e plantas flutuantes, para que os alevinos se escondam. Os alevinos não vão nascer direto nadando em cardume, por isso é necessário esconderijos, para que o mesmo não seja predado por seus pais, alguns alevinos de cardume só começam a nadar em cardume depois de 3-5 semanas de vida. Para os alevinos em especial deve-se oferecer rações próprias para alevinos e alimentos vivos, como microvermes, tenébrios, infusórios, etc.


Fatores químicos da água inadequados.
Para mim esse fator não deveria nem ser abordado aqui, mas como existem cada vez mais pessoas querendo iniciar no hobby, eu já vou avisando, mantenha qualquer tipo de peixe em condições favoráveis, em especial os Caracídeos. A condição da água deve ser adequada para peixes de cardume, principalmente para alguns neons e tetras que são sensíveis quanto se trata de pH, Nitrito, Nitrato e Amônia.


É isso, cuide bem de seus peixes cardumeiros, que ai sim você verá o que é uma jóia no aquarismo.

Por: Milton Neto, Administrador AquaDF.

Nenhum comentário: