quarta-feira, 6 de março de 2013

Baiacu cria esculturas debaixo d'água.

Fonte: Guilherme Felberg – www.almasurf.com
Durante os últimos 50 anos, o fotógrafo japonês Yoji Ookata tem explorado e documentado a costa japonesa. Recentemente, durante um mergulho próximo a Amami Oshima, no extremo sul do país, Ookata viu que ondulações seguiam um padrão geométrico, formando o desenho de círculos perfeitos no fundo do mar.


Pouco tempo depois, o fotógrafo retornou ao local com uma equipe de filmagem a fim de documentar e desvendar o que chamavam de “círculo do mistério”. Ookata descobriu que os círculos de quase dois metros de diâmetro, a 24 metros abaixo do nível do mar, eram resultado do movimento de barbatana de um baiacu.

Com o uso de câmeras subaquáticas, viram que o pequeno peixe nadava incansavelmente, noite e dia, para construir suas “esculturas” na areia. O motivo? As fêmeas, atraídas pelos desenhos, procuram o autor das obras de arte. Os ovos são depositados no centro do círculo, e os sulcos, mais tarde, servem como tampão natural para proteger a prole.

Segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration, menos de 5% dos oceanos do planeta foram explorados. Imaginem quantas maravilhas não estão espalhadas pela área dos inexplorados 95%.

Olha o artista aí !

Nenhum comentário: