quarta-feira, 6 de março de 2013

Acará-Disco (Symphysodon aequifasciatus)

Nome científico: Symphysodon aequifasciatus/discus
Nome Popular: Acará Discos (BRA), Discos (BRA), Discus (USA)
pH: 6.0 - 7.0
dH: 1-7
Família: Cichlidae

País: Brasil
Sociabilidade: Pacífico entre si e com peixes de porte médio à grande, pode ser agressivo com peixes menores.
Temperatura: 20ºC até 28ºC
Tamanho quando adulto: 20 centímetros
Tamanho do aquário: 250 Litros
 

Um peixe esplêndido, é considerado o "Rei do Aquário" por muitos aquaristas, peixe cardumeiro, nunca se deve manter menos de 5 Discos no aquário. Em um aquário de 350L consiguimos manter bem esses peixes com tpas semanais e monitoramento de nitrito, nitrato, amônia e pH diariamente. É um peixe bastante comum entre aquaristas do mundo todo, sua reprodução é de fácil obtenção.


Peixe de fácil alimentação, na natureza se alimentam de microvermes, larvas de inseto, besouro, pequenos mosquitos e micro-fauna (zooplâncton). Em cativeiro aceitará comida industrializada, flocada, granulada e processada. É recomendado oferecer rações a base de spirulina pelo menos uma vez na semana, assim como alimentos vivos.

 Os Acará-Disco são encontrados na América, mais precisamente na bacia amazônica e seus afluentes, onde a cor da água pode ser totalmente límpida ou amarronzada. A espécie foi introduzida na Suécia, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Colombia, Uruguai, Paraguai, Peru, Guiana Francesa, Guiana, China, Índia.


Os Discos são territoriais entre si, devem ser criados apenas em cardume, 5 indivíduos em um aquário de 250L vão bem. Não é recomendado colocá-los com peixes menores (embora muitos arriscam com êxito), pois pode ocorrer predação.


A Reprodução do Acará Disco é Ovípara, chegam a botar até 80-300 ovos no substrato, tubos, plantas, vazos, azulejos e vidro. Os ovos eclodem em até 64 horas após a fertilização, que ocorre externamente, as larvas começam a nadar livremente depois de 2 dias após a eclosão.
O Aquário propicio para desova é água limpa quimicamente, com muitas plantas e alimentação de qualidade (alimentos vivos). O ritual de acasalamento começa com uma corte pacífica, em que o macho gira em frente e em torno da fêmea (é necessária muita atenção para acompanhar esse rito). Em seguida, o casal escolhe um local escondido e escuro, em que vão ser depositados os ovos. Nessa área, realizam uma limpeza completa, removendo todos os pedregulhos e detritos. A desova demora cerca de uma hora e, logo depois de o macho fertilizar os ovos, o par mantém constante agitação da água em torno deles, abanando-os com as nadadeiras, para garantir a oxigenação necessária. É bastante freqüente a contaminação dos ovos por fungos, entretanto, todos aqueles que forem infectados serão devorados pelo par. Os pais cuidam da progênie; cuidados parentais duram até 3 semanas.
O Dimorfismo sexual é bastante complicado, alguns aquaristas experientes conseguem identificar a fêmea só após acompanharam o ritual de acasalamento. Alguns aquaristas conseguem destinguir o sexo pelo seu tubo reprodutor, embora esse seja um método ainda questionável.
 

Não deve conter movimento na água, filtros tipo canister/externos são os mais indicados para a montagem com acarás disco. Nunca deixar a temperatura aumentar até os 28º, peixes podem perder a cor e ficarem estressados.
 

 Peixe bastante curioso e inteligente, são como cães que abanam o rabo, identificam rapidamente o seu tutor, aquele o qual lhe oferece alimento. 

Global Biodiversity Information Facility (44) [Fishbase (21); NRM-Fishes (19); Fish collections of Museum national d'Histoire naturelle (3); Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt (1); TCWC Vertebrates (1); Colección ictiológica del Instituto Alexander von Humboldt (1) accessed through the GBIF Data Portal. Each record tells when. See dataset links for citations & terms of use.
http://www.forumaquario.com.br/portal/acara-disco/
http://aquarismo-hobbyepaixao.blogspot.com.br/2011/08/entendendo-mais-sobre-o-acara-disco.html
http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=48&t=1236&sid=0fde58fa6626687378678595562d5872
http://en.wikipedia.org/wiki/Discus_%28fish%29
http://www.aquahobby.com/gallery/e_discus.php
Autor: Milton Neto

Nenhum comentário: